terça-feira, 6 de julho de 2010

Holanda está na final da Copa

Holandeses comemoram o segundo gol da equipe - de Sneijder -, enquantos uruguaios se lamentam
Laranja Mecânica volta a decisão após 32 anos.

Eficiente, a Holanda está classificada para a final da Copa do Mundo de 2010. Na Cidade do Cabo, a Laranja fez um grande jogo com o Uruguai e com a vitória por 3 a 2, voltará a disputar uma decisão de Mundial após 32 anos, quando foi vice na Argentina. Quatro anos antes, na Alemanha, a equipe de Cruyff e cia também perdeu a decisão. E agora, com um jeito diferente de se jogar, será que o título vem?

Na partida desta terça, a Holanda começou melhor, mas não conseguia chegar com perigo, já que Robben estava muito bem marcado e Van Persie vive péssima fase. Se dentro da área as coisas não estavam fluindo, o lateral Van Bronckhorst teve que arriscar de longe para abrir o placar. Golaço! Porém, o Uruguai conseguiu o empate ainda antes do intervalo, com o craque Forlán, também de fora da área, aproveitando a falha do bom goleiro Stekelenburg.

Na volta para segunda etapa, o técnico Bert Van Marwijk arriscou: colocou Van der Vaart no lugar De Zeeuw, deixando apenas Van Bommel na proteção da zaga. O jogo melhorou, as duas equipes partiram para cima. Mas quem marcou foi a Holanda. Sneijder chutou, a bola desviou em Maxi Pereira e entrou. Porém, Van Persie, que estava levemente impedido, participou do lance, deixando o lance irregular. O assistente nada marcou e Sneijder marcou seu quinto gol na Copa, dividindo agora a artilharia da competição com Villa. Logo depois, Kuyt cruzou e Robben marcou de cabeça o terceiro gol holandês. Quando todos achavam que o jogo já estava decidido, Maxi Pereira descontou nos acréscimos e ainda deu alguma esperança para os uruguaios, mas não deu, o sonho do tricampeonato acabou.

O Uruguai cai de pé, foi a última seleção a se classificar para Copa (derrotou a Costa Rica na repescagem) e que mesmo com os desfalques de Suárez e Lugano, jogou muito contra a favorita Holanda e voltou a disputar uma semifinal após 40 anos. O futebol uruguaio renasce. Espero que não desapareça de novo, porque uma seleção tão tradicional como esta não pode ficar tanto tempo ausente das fases decisivas das Copas. E que jogador é o Forlán, hein? Sem dúvidas estará na minha seleção dos melhores da Copa.

Já a Holanda segue firme em busca do seu primeiro título na história. 100% nas Eliminatórias e na Copa, a Laranja deu alguns descuidos hoje que numa final contra Alemanha ou Espanha podem ser fatais. Mas e agora, teremos a repetição da final de 74, quando deu Alemanha? Ou teremos um novo campeão? Amanhã a resposta.

Uruguai: Muslera, Maxi Pereira, Godín, Victorino e Martín Cáceres; Perez, Arévalo, Gargano e Álvaro Pereira (Loco Abreu); Forlán (Sebastián Fernández) e Cavani.

Holanda: Stekelenburg, Boulahrouz, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel, De Zeeuw (Van der Vaart), Robben (Elia), Sneijder e Kuyt; Van Persie.

Nenhum comentário: