sábado, 14 de junho de 2014

Balotelli decide, e Itália vence a Inglaterra em Manaus


Uma Copa do Mundo é capaz de mudar carreiras, reescrever histórias, transformar jogadores em gênios. Mario Balotelli, talvez, nunca seja um fora de série, nem conquiste o título de melhor jogador do mundo, mas respondeu aos críticos neste sábado. Amado e odiado, idolatrado e questionado, o polêmico centroavante fez o gol da vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra e colocou a Itália em uma boa situação no Grupo D, o da morte em 2014.

Se deixou o campo festejando, o Super Mario poderia sair como um candidato a craque. No primeiro tempo, quase fez um gol antológico por cobertura. Antes, Marchisio colocou a Azzurra em vantagem. Os ingleses, melhores na etapa inicial, empataram com Sturridge.

A Inglaterra volta a jogar na quinta-feira, contra o Uruguai, às 16h (de Brasília), na Arena Corinthians, em São Paulo. Na sexta, a Itália pega a Costa Rica, às 13h, na Arena Pernambuco, em Recife.

Fonte: globoesporte.com

FICHA TÉCNICA

14/6/2014 - 19:00 - Arena da Amazônia (Manaus)

INGLATERRA - 1-Hart; 2-Glen Johnson, 5-Cahill, 6-Jagielka, 3-Baines; 4-Gerrard, 14-Henderson; 11-Welbeck, 19-Sterling, 10-Rooney; 9-Sturridge. Técnico: Roy Hodgson

ITÁLIA - 12-Sirigu; 4-Darmian, 15-Barzagli, 20-Paletta, 3-Chiellini; 8-Marchisio, 16-De Rossi, 23-Verratti; 21-Pirlo, 6-Candreva; 9-Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli

1º TEMPO
35' - GOL DA ITÁLIA! Marchisio [0x1]
37' - GOL DA INGLATERRA! Sturridge [1x1]
2º TEMPO
5' - GOL DA ITÁLIA! Balotelli [1x2]
12' - Substituição na Itália (saiu Verratti, entrou Thiago Motta)
16' - Substituição na Inglaterra (saiu Welbeck, entrou Barkley)
28' - Substituição na Itália (saiu Balotelli, entrou Immobile)
28' - Substituição na Inglaterra (saiu Henderson, entrou Wilshere)
34' - Substituição na Itália (saiu Candreva, entrou Parolo)
35' - Substituição na Inglaterra (saiu Sturridge, entrou Lallana)

Zebra aparece em Fortaleza, e Costa Rica vence o Uruguai de virada


Os uruguaios dominaram as cadeiras brancas do Castelão para ver neste sábado o início de uma caminhada semelhante à de 1950, quando, numa Copa no Brasil, calou um estádio cheio de brasileiros e levou o Mundial. Não faltaram faixas e camisetas em alusão ao Maracanazo, mas o que se viu foi um Castelazo. Como num roteiro maquiavélico e genial, os papéis se inverteram. Favorito, o Uruguai cedeu virada de 3 a 1 para a antes pouco expressiva Costa Rica. O carrasco da vez se chama Campbell e, como num exército de um homem só, dizimou em 90 minutos uma equipe montada com rigor espartano durante quase uma década por Óscar Tabárez. E que terminou amealhando a antipatia dos anfitriões castigados há 64 anos, numa ironia regada a gritos do mais amarelinho dos “olés”.

Faltou Luis Suárez, que ficou no banco por recuperação de cirurgia no joelho realizada há 23 dias. O ataque até parecia não sentir a ausência. Marcou cedo, aos 23 minutos, com Cavani, em pênalti bem marcado pelo árbitro alemão Felix Brych, um puxão sem cerimônias de Díaz sobre Lugano. Pobre Lugano, aliás. Pobres também foram Godín, Gargano, Arévalo Rios… todos que tentaram marcar um atacante que nem era para estar em campo.

Aos 21 anos, iria perder espaço para Saborio, titular que não foi à Copa por lesão. Ele empatou aos 9 minutos do segundo tempo. A virada veio logo depois, com Duarte, aos 12. No fim, Ureña decretou o placar, em passe magistral, de Campbell. Façanha grandiosa dos “Ticos”, torcedores costarriquenhos que, em minoria, calaram as gargantas confiantes dos charruas, na primeira vitória do país contra campeões do mundo numa Copa.

Fonte: globoesporte.com

FICHA TÉCNICA

14/6/2014 - 16:00 - Castelão (Fortaleza)

URUGUAI - 1-Muslera; 16-Maxi Pereira, 3-Godín, 2-Lugano, 22-Cáceres; 11-Stuani, 17-Arévalo Ríos, 5-Gargano, 7-Cristian Rodríguez; 21-Cavani, 10-Forlán. Técnico: Óscar Tabárez

COSTA RICA - 1-Keylor Navas; 16-Gamboa, 6-Duarte, 3-González, 4-Umaña, 15-Junior Diaz; 10-Bryan Ruiz, 5-Celso Borges, 17-Tejeda, 7-Bolaños; 9-Joel Campbell. Técnico: Jorge Luis Pinto

1º TEMPO
24' - GOL DO URUGUAI! Cavani [1x0]
2º TEMPO
9' - GOL DA COSTA RICA! Joel Campbell [1x1]
12' - GOL DA COSTA RICA! Duarte [1x2]
15' - Substituições no Uruguai (saíram Gargano e Forlán, entraram Álvaro González e Lodeiro)
29' - Substituição na Costa Rica (saiu Tejeda, entrou Cubero)
31' - Substituição no Uruguai (saiu Cristian Rodríguez, entrou Abel Hernández)
38' - Substituição na Costa Rica (saiu Bryan Ruiz, entrou Ureña)
39' - GOL DA COSTA RICA! Ureña [1x3]
44' - Substituição na Costa Rica (saiu Bolaños, entrou Barrantes)
45' - Cartão vermelho pro Uruguai! Maxi Pereira expulso

Com forte presença da torcida, Colômbia faz 3x0 na Grécia


A onda amarela que invadiu o Mineirão cantou, gritou, xingou e ainda sofreu um pouco, mas saiu em festa na estreia dos cafeteros na Copa do Mundo. Frente a uma valente Grécia, que saiu do seu estilo e chegou a dominar o duelo no primeiro tempo, a Colômbia marcou a sua volta à Copa do Mundo depois de 16 anos com uma bela vitória por 3 a 0. Ex-lateral do Palmeiras, Armero abriu o placar com um gol chorado; Teó Gutiérrez, que herdou a camisa 9 de Falcao García, ampliou; e o toque final do habilidoso camisa 10, James Rodriguez, completou a festa em Belo Horizonte.

Com 57 mil pessoas – 90% colombianos – no estádio, a torcida cafetera aplaudiu e gritou "olé" para seus habilidosos meias e atacantes. Cuadrado e James Rodriguez fizeram ótima partida, com destaque para o canhoto e camisa 10 do Monaco no corta-luz para o gol de Armero logo no início do jogo. Depois, aproveitou passe de calcanhar de Cuadrado e deixou o seu. Na frente, Ibarbo impressionou pela força física e velocidade.

Na segunda rodada do Grupo C, marcada para a próxima quinta-feira, dia 19, a Colômbia encara a Costa do Martin, às 13h, na Arena Pernambuco. Às 19h, a Grécia enfrenta o Japão, na Arena das Dunas, em Natal.

Fonte: globoesporte.com

FICHA TÉCNICA

14/6/2014 - 13:00 - Mineirão (Belo Horizonte)

COLÔMBIA - 1-Ospina; 18-Zúñiga, 2-Zapata, 3-Yepes, 7-Armero; 6-Carlos Sánchez, 8-Abel Aguilar, 10-James Rodríguez; 11-Cuadrado, 9-Teo Gutiérrez, 14-Ibarbo. Técnico: José Pekerman

GRÉCIA - 1-Karnezis; 15-Torosidis, 4-Manolas, 19-Sokratis, 20-Holebas; 14-Salpingidis, 2-Maniatis, 21-Katsouranis, 8-Kone; 7-Samaras, 17-Gekas. Técnico: Fernando Santos

1º TEMPO
5' - GOL DA COLÔMBIA! Armero [1x0]
2º TEMPO
12' - Substituição na Grécia (saiu Salpingidis, entrou Fetfatzidis)
13' - GOL DA COLÔMBIA! Teo Gutiérrez [2x0]
19' - Substituição na Grécia (saiu Gekas, entrou Mitroglou)
24' - Substituição na Colômbia (saiu Abel Aguilar, entrou Mejia)
29' - Substituição na Colômbia (saiu Armero, entrou Arias)
31' - Substituição na Colômbia (saiu Teo Gutiérrez, entrou Jackson Martínez)
33' - Substituição na Grécia (saiu Kone, entrou Karagounis)
48' - GOL DA COLÔMBIA! James Rodríguez [3x0]

Drogba entra, Costa do Marfim vira e supera o Japão em Recife



Didier Drogba deu mais uma demonstração de que a Copa do Mundo é um torneio reservado aos craques. Poupado durante o primeiro tempo, por causa de dores na coxa, ele viu o Japão abrir o placar, com Honda, e a Costa do Marfim ficar atordoada em campo. Mas o banco de reservas não é o lugar para os ídolos. Gigante diante dos adversários, ele precisou apenas de cinco minutos para virar referência e ver seus companheiros recuperarem a confiança. Com os gols de Bony e Gervinho, os marfinenses viraram para 2 a 1 e deixaram a Arena Pernambuco, no Recife, na noite deste sábado, com uma vitória que ficará marcada para os 40.267 torcedores que lotaram o estádio.

Nem mesmo a forte chuva que caiu no Recife foi capaz de calar os tambores da torcida marfinense. Empolgada, ela viu o time comandado por Drogba em apenas um tempo, mas com a velocidade de Gervinho a seu serviço, iniciar bem a sua terceira participação num Mundial. A seleção marfinense, do capitão Yaya Touré, eleito o melhor da partida, agora tem os mesmos três pontos dos colombianos, mas perdem no saldo de gols.

Fonte: globoesporte.com



FICHA TÉCNICA

14/6/2014 - 22:00 - Arena Pernambuco (Recife)

COSTA DO MARFIM - 1-Barry; 17-Aurier, 5-Zokora, 22-Sol Bamba, 3-Boka; 9-Cheik Tiote, 19-Yaya Touré, 20-Serey Dié; 8-Kalou, 12-Bony, 10-Gervinho. Técnico: Sabri Lamouchi

JAPÃO - 1-Kawashima, 2-Uchida, 22-Yoshida, 6-Morishige, 5-Nagatomo; 16-Yamaguchi, 17-Hasebe; 9-Okazaki, 4-Honda, 10-Kagawa; 18-Osako. Técnico: Alberto Zaccheroni

1º TEMPO
16' - GOL DO JAPÃO! Honda [0x1]
2º TEMPO
9' - Substituição no Japão (saiu Hasebe, entrou Endo)
17' - Substituição na Costa do Marfim (saiu Serey Dié, entrou Drogba)
19' - GOL DA COSTA DO MARFIM! Bony [1x1]
21' - GOL DA COSTA DO MARFIM! Gervinho [2x1]
22' - Substituição no Japão (saiu Osako, entrou Okubo)
30' - Substituição na Costa do Marfim (saiu Boka, entrou Djakpa)
33' - Substituição na Costa do Marfim (saiu Bony, entrou Ya Konan)
41' - Substituição no Japão (saiu Kagawa, entrou Kakitani)

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Holanha "se vinga" e humilha Espanha na estreia


Há pouco menos de quatro anos a Holanda via, diante a Espanha, o sonho de seu primeiro título mundial escapar. Os vice-campeões mundiais souberam esperar, souberam mastigar a derrota na final de 2010 para nesta sexta-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador, destruir seu antigo algoz com vitória por 5 a 1, de virada, na largada do Grupo B da Copa do Mundo. Não é título, não rende taça, mas é uma vitória histórica - um daqueles jogos que entram para o imaginário de um país.

O jogo não poderia ter sido mais emblemático. Robben, vilão em 2010, fez dois gols. Van Persie, tão discreto quatro anos atrás, fez mais dois. E Casillas, o herói do Soccer City, falhou feio – em um lance por cima, com possível falta de De Vrij, e no penúltimo, quando entregou a bola nos pés de Van Persie. Diego Costa, muito vaiado, muito xingado, cavou o pênalti que rendeu o gol da Espanha, marcado por Xabi Alonso.

A torcida se mostrou muito favorável à Holanda, como acontecera com os adversários da Espanha na Copa das Confederações. Até olé gritou - aumentando o massacre moral. E ajudou a colocar sob risco a situação dos campeões mundiais. A Espanha volta a campo no dia 18, quarta-feira, no Maracanã, contra o Chile. Precisa vencer. A Holanda, no mesmo dia, encara a Austrália no Beira-Rio.

Fonte: globoesporte.com

FICHA TÉCNICA

13/6/2014 - 16h00 - Fonte Nova (Salvador)

ESPANHA - 1-Casillas; 22-Azpilicueta, 15-Sergio Ramos, 3-Pique, 18-Jordi Alba; 16-Busquets, 14-Xabi Alonso, 8-Xavi; 21-David Silva, 19-Diego Costa, 6-Iniesta. Técnico: Vicente Del Bosque.

HOLANDA - 1-Cillessen; 3-De Vrij, 2-Vlaar, 4-Martins Indi; 7-Janmaat, 6-De Jong, 8-De Guzman, 5-Blind; 10-Sneijder; 9-van Persie, 11-Robben. Técnico: Louis van Gaal.

1º TEMPO
27' - GOL DA ESPANHA! Xabi Alonso de pênalti [1x0]
44' - GOL DA HOLANDA! van Persie [1x1]
2º TEMPO
8' - GOL DA HOLANDA! Robben [1x2]
17' - Substituição na Holanda (saiu De Guzman, entrou Wijnaldum)
17' - Substituições na Espanha (saem Xabi Alonso e Diego Costa, entram Pedro e Fernando Torres)
20' - GOL DA HOLANDA! De Vrij [1x3]
27' - GOL DA HOLANDA! van Persie [1x4]
32' - Substituição na Holanda (saiu De Vrij, entrou Veltman)
33' - Substituição na Espanha (saiu David Silva, entrou Fàbregas)
34' - Substituição na Holanda (saiu van Persie, entrou Lens)

35' - GOL DA HOLANDA! Robben [1x5]

"Em casa", Chile vence a Austrália



A atmosfera indicava que não ia ser fácil vencer o Chile na estreia na Copa do Mundo. Mesmo assim, a Austrália se mostrou presente, lutando até o apito final. Nem Vidal, Valdivia ou Sánchez. O personagem principal da equipe de Jorge Sampaoli viajou muitas horas para estar em Cuiabá. Com apoio maciço de uma torcida que invadiu a Arena Pantanal, os chilenos venceram os australianos por 3 a 1, nesta sexta, em jogo que encerrou a primeira rodada do Grupo B da Copa do Mundo. Os gols da vitória foram de Alexis Sánchez, Valdivia e Beausejour. Tim Cahill fez para os australianos.

Para os chilenos, a Copa do Brasil também é um pouco deles. Talvez por isso também fizeram aquela que já se tornou marca registrada dos donos da casa. Quase 30 mil vozes cantaram junto com a equipe o hino à capela, após o término da parte instrumental. A injeção de ânimo e a velocidade do ataque foram fundamentais para o início avassalador do Chile.


Os australianos se fizeram presentes na arquibancada - contando com uma boa ajuda das camisas amarelas dos torcedores brasileiros. Cahill e Leckie deram trabalho aos defensores. Mas não foi o bastante. O Chile era mesmo o mandante e, com os três pontos que conseguiu, ficou em segundo lugar no Grupo B. A líder é a Holanda, que também tem três pontos, mas um saldo de gol melhor. Espanha e os australianos ainda não pontuaram. Todos voltam a campo na próxima quarta-feira. Holanda x Austrália e Espanha x Chile.

Fonte: globoesporte.com

FICHA TÉCNICA

13/6/2014 - 19h00 - Arena Pantanal (Cuiabá)


CHILE - 1-Bravo; 4-Isla, 17-Medel, 18-Jara, 2-Mena; 20-Aránguiz, 21-Marcelo Díaz, 8-Vidal; 10-Valdívia; 7-Alexis Sánchez, 11-Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli.

AUSTRÁLIA - 1-Ryan; 2-Franjic, 22-Wilkinson, 6-Spiranovic, 3-Davidson; 15-Jedinak, 5-Milligan; 7-Leckie, 23-Bresciano, 11-Oar; 4-Tim Cahill. Técnico: Ange Postecoglou.

1º TEMPO
12' - GOL DO CHILE! Alexis Sánchez [1x0]
14' - GOL DO CHILE! Valdivia [2x0]
35' - GOL DA AUSTRÁLIA! Tim Cahill [2x1]
2º TEMPO
4' - Substituição na Austrália (saiu Franjic, entrou McGowan)
15' - Substituição no Chile (saiu Vidal, entrou Felipe Gutiérrez)
23' - Substituição no Chile (saiu Valdivia, entrou Beausejour)
23' - Substituição na Austrália (saiu Oar, entrou Halloran)
33' - Substituição na Austrália (saiu Bresciano, entrou Troisi)
43' - Substituição no Chile (saiu Vargas, entrou Pinilla)
47' - GOL DO CHILE! Beausejour [3x1]

Mesmo com dois gols mal anulados, México vence Camarões por 1x0


Regido por milhares de torcedores que invadiram a Arena das Dunas, em Natal, o México teve de superar dois gols mal anulados e muita chuva para vencer Camarões por 1 a 0 na estreia das duas equipes na Copa do Mundo. Com boas atuações de Giovanni dos Santos - eleito o melhor em campo pela Fifa - e Rafa Márquez, os mexicanos assumiram a segunda colocação do Grupo A, com três pontos, ficando atrás do Brasil no saldo de gols. Camarões terminou a primeira rodada em terceiro lugar, sem pontos ganhos, mas à frente da Croácia pelos mesmos critérios.

Fonte: globoesporte.com

FICHA TÉCNICA

13/6/2014 - 13h00 - Arena das Dunas (Natal)


MÉXICO - 13-Ochoa; 22-Paul Aguilar, 2-Maza Rodríguez, 4-Rafa Márquez, 15-Héctor Moreno, 7-Layún; 6-Héctor Herrera, 23-Jose Vazquez, 18-Guardado; 10-Giovani Dos Santos, 19-Peralta. Técnico: Miguel Herrera

CAMARÕES - 16-Itandje; 4-Djeugoue, 3-N'Koulou, 14-Chedjou, 2-Assou-Ekotto; 17-M'Bia, 6-Alex Song, 18-Enoh; 8-Moukandjo, 9-Samuel Eto'o, 13-Choupo-Moting. Técnico: Volker Finke

2º TEMPO
1' - Substituição em Camarões (saiu Djeugoue, entrou Nounkeu)
16' - GOL DO MÉXICO! Peralta [1x0]
24' - Substituição no México (saiu Guardado, entrou Marco Fabián)
29' - Substituição no México (saiu Peralta, entrou Chicharito)
34' - Substituição em Camarões (saiu Alex Song, entrou Webo)
45' - Substituição no México (saiu Héctor Herrera, entrou Carlos Salcido)

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Com arbitragem e Neymar decidindo, Brasil vira sobre Croácia na abertura da Copa


"Às vezes a felicidade demora a chegar. Aí é que a gente não pode deixar de sonhar". O verso é da música "Tá escrito", do grupo de pagode "Revelação", eleita por Daniel Alves o hino da caminhada ao hexa. A canção serviu de roteiro da estreia brasileira na Copa do Mundo. A Seleção encontrou dissabor, não fugiu da luta e viu sua hora chegar.

A mão, ou melhor, os pés de Neymar começaram a escrever um novo capítulo da história do Brasil. Seus dois gols e o de Oscar na virada de 3 a 1 sobre a Croácia fizeram com que este 12 de junho de 2014, dia em que o Mundial voltou ao país depois de 64 anos, fosse ainda mais inesquecível.

E se a moda é relembrar o passado, vale dizer que em 2002, ano do penta com Luiz Felipe Scolari no comando, foi parecido. O Brasil saiu perdendo da Turquia e virou com um pênalti mal marcado, fora da área, em Luizão. Dessa vez, o japonês Yuichi Nishimura, que entrou em campo sob chiados de Felipão, caiu na simulação de Fred.

O Brasil volta a campo na próxima terça-feira, contra o México, na Arena Castelão, em Fortaleza, às 16h (de Brasília). No dia seguinte, a Croácia vai enfrentar Camarões em Manaus.

Fonte: globoesporte.com

FICHA TÉCNICA

12/6/2014 - 17h00 - Arena Corinthians

BRASIL - 12-Júlio César; 2-Daniel Alves, 3-Thiago Silva, 4-David Luiz, 6-Marcelo; 8-Paulinho, 17-Luiz Gustavo; 7-Hulk, 11-Oscar, 10-Neymar; 9-Fred. Técnico: Felipão.

CROÁCIA - 1-Pletikosa; 11-Srna, 5-Corluka, 6-Lovren, 2-Vrsaljko; 10-Modric, 7-Rakitic; 4-Perisic, 20-Kovacic, 18-Olic; 9-Jelavic. Técnico: Niko Kovac.

1º TEMPO
11' - GOL DA CROÁCIA! Marcelo contra [0x1]
29' - GOL DO BRASIL! Neymar [1x1]
2º TEMPO
16' - Substituição na Croácia (saiu Kovacic, entrou Brozovic)
18' - Substituição no Brasil (saiu Paulinho, entrou Hernanes)
23' - Substituição no Brasil (saiu Hulk, entrou Bernard)
26' - GOL DO BRASIL! Neymar de pênalti [2x1]
33' - Substituição na Croácia (saiu Jelavic, entrou Rebic)
43' - Substituição no Brasil (saiu Neymar, entrou Ramires)
46' - GOL DO BRASIL! Oscar [3x1]