sexta-feira, 13 de junho de 2014

Holanha "se vinga" e humilha Espanha na estreia


Há pouco menos de quatro anos a Holanda via, diante a Espanha, o sonho de seu primeiro título mundial escapar. Os vice-campeões mundiais souberam esperar, souberam mastigar a derrota na final de 2010 para nesta sexta-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador, destruir seu antigo algoz com vitória por 5 a 1, de virada, na largada do Grupo B da Copa do Mundo. Não é título, não rende taça, mas é uma vitória histórica - um daqueles jogos que entram para o imaginário de um país.

O jogo não poderia ter sido mais emblemático. Robben, vilão em 2010, fez dois gols. Van Persie, tão discreto quatro anos atrás, fez mais dois. E Casillas, o herói do Soccer City, falhou feio – em um lance por cima, com possível falta de De Vrij, e no penúltimo, quando entregou a bola nos pés de Van Persie. Diego Costa, muito vaiado, muito xingado, cavou o pênalti que rendeu o gol da Espanha, marcado por Xabi Alonso.

A torcida se mostrou muito favorável à Holanda, como acontecera com os adversários da Espanha na Copa das Confederações. Até olé gritou - aumentando o massacre moral. E ajudou a colocar sob risco a situação dos campeões mundiais. A Espanha volta a campo no dia 18, quarta-feira, no Maracanã, contra o Chile. Precisa vencer. A Holanda, no mesmo dia, encara a Austrália no Beira-Rio.

Fonte: globoesporte.com

FICHA TÉCNICA

13/6/2014 - 16h00 - Fonte Nova (Salvador)

ESPANHA - 1-Casillas; 22-Azpilicueta, 15-Sergio Ramos, 3-Pique, 18-Jordi Alba; 16-Busquets, 14-Xabi Alonso, 8-Xavi; 21-David Silva, 19-Diego Costa, 6-Iniesta. Técnico: Vicente Del Bosque.

HOLANDA - 1-Cillessen; 3-De Vrij, 2-Vlaar, 4-Martins Indi; 7-Janmaat, 6-De Jong, 8-De Guzman, 5-Blind; 10-Sneijder; 9-van Persie, 11-Robben. Técnico: Louis van Gaal.

1º TEMPO
27' - GOL DA ESPANHA! Xabi Alonso de pênalti [1x0]
44' - GOL DA HOLANDA! van Persie [1x1]
2º TEMPO
8' - GOL DA HOLANDA! Robben [1x2]
17' - Substituição na Holanda (saiu De Guzman, entrou Wijnaldum)
17' - Substituições na Espanha (saem Xabi Alonso e Diego Costa, entram Pedro e Fernando Torres)
20' - GOL DA HOLANDA! De Vrij [1x3]
27' - GOL DA HOLANDA! van Persie [1x4]
32' - Substituição na Holanda (saiu De Vrij, entrou Veltman)
33' - Substituição na Espanha (saiu David Silva, entrou Fàbregas)
34' - Substituição na Holanda (saiu van Persie, entrou Lens)

35' - GOL DA HOLANDA! Robben [1x5]

"Em casa", Chile vence a Austrália



A atmosfera indicava que não ia ser fácil vencer o Chile na estreia na Copa do Mundo. Mesmo assim, a Austrália se mostrou presente, lutando até o apito final. Nem Vidal, Valdivia ou Sánchez. O personagem principal da equipe de Jorge Sampaoli viajou muitas horas para estar em Cuiabá. Com apoio maciço de uma torcida que invadiu a Arena Pantanal, os chilenos venceram os australianos por 3 a 1, nesta sexta, em jogo que encerrou a primeira rodada do Grupo B da Copa do Mundo. Os gols da vitória foram de Alexis Sánchez, Valdivia e Beausejour. Tim Cahill fez para os australianos.

Para os chilenos, a Copa do Brasil também é um pouco deles. Talvez por isso também fizeram aquela que já se tornou marca registrada dos donos da casa. Quase 30 mil vozes cantaram junto com a equipe o hino à capela, após o término da parte instrumental. A injeção de ânimo e a velocidade do ataque foram fundamentais para o início avassalador do Chile.


Os australianos se fizeram presentes na arquibancada - contando com uma boa ajuda das camisas amarelas dos torcedores brasileiros. Cahill e Leckie deram trabalho aos defensores. Mas não foi o bastante. O Chile era mesmo o mandante e, com os três pontos que conseguiu, ficou em segundo lugar no Grupo B. A líder é a Holanda, que também tem três pontos, mas um saldo de gol melhor. Espanha e os australianos ainda não pontuaram. Todos voltam a campo na próxima quarta-feira. Holanda x Austrália e Espanha x Chile.

Fonte: globoesporte.com

FICHA TÉCNICA

13/6/2014 - 19h00 - Arena Pantanal (Cuiabá)


CHILE - 1-Bravo; 4-Isla, 17-Medel, 18-Jara, 2-Mena; 20-Aránguiz, 21-Marcelo Díaz, 8-Vidal; 10-Valdívia; 7-Alexis Sánchez, 11-Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli.

AUSTRÁLIA - 1-Ryan; 2-Franjic, 22-Wilkinson, 6-Spiranovic, 3-Davidson; 15-Jedinak, 5-Milligan; 7-Leckie, 23-Bresciano, 11-Oar; 4-Tim Cahill. Técnico: Ange Postecoglou.

1º TEMPO
12' - GOL DO CHILE! Alexis Sánchez [1x0]
14' - GOL DO CHILE! Valdivia [2x0]
35' - GOL DA AUSTRÁLIA! Tim Cahill [2x1]
2º TEMPO
4' - Substituição na Austrália (saiu Franjic, entrou McGowan)
15' - Substituição no Chile (saiu Vidal, entrou Felipe Gutiérrez)
23' - Substituição no Chile (saiu Valdivia, entrou Beausejour)
23' - Substituição na Austrália (saiu Oar, entrou Halloran)
33' - Substituição na Austrália (saiu Bresciano, entrou Troisi)
43' - Substituição no Chile (saiu Vargas, entrou Pinilla)
47' - GOL DO CHILE! Beausejour [3x1]

Mesmo com dois gols mal anulados, México vence Camarões por 1x0


Regido por milhares de torcedores que invadiram a Arena das Dunas, em Natal, o México teve de superar dois gols mal anulados e muita chuva para vencer Camarões por 1 a 0 na estreia das duas equipes na Copa do Mundo. Com boas atuações de Giovanni dos Santos - eleito o melhor em campo pela Fifa - e Rafa Márquez, os mexicanos assumiram a segunda colocação do Grupo A, com três pontos, ficando atrás do Brasil no saldo de gols. Camarões terminou a primeira rodada em terceiro lugar, sem pontos ganhos, mas à frente da Croácia pelos mesmos critérios.

Fonte: globoesporte.com

FICHA TÉCNICA

13/6/2014 - 13h00 - Arena das Dunas (Natal)


MÉXICO - 13-Ochoa; 22-Paul Aguilar, 2-Maza Rodríguez, 4-Rafa Márquez, 15-Héctor Moreno, 7-Layún; 6-Héctor Herrera, 23-Jose Vazquez, 18-Guardado; 10-Giovani Dos Santos, 19-Peralta. Técnico: Miguel Herrera

CAMARÕES - 16-Itandje; 4-Djeugoue, 3-N'Koulou, 14-Chedjou, 2-Assou-Ekotto; 17-M'Bia, 6-Alex Song, 18-Enoh; 8-Moukandjo, 9-Samuel Eto'o, 13-Choupo-Moting. Técnico: Volker Finke

2º TEMPO
1' - Substituição em Camarões (saiu Djeugoue, entrou Nounkeu)
16' - GOL DO MÉXICO! Peralta [1x0]
24' - Substituição no México (saiu Guardado, entrou Marco Fabián)
29' - Substituição no México (saiu Peralta, entrou Chicharito)
34' - Substituição em Camarões (saiu Alex Song, entrou Webo)
45' - Substituição no México (saiu Héctor Herrera, entrou Carlos Salcido)

Nenhum comentário: