quarta-feira, 18 de junho de 2014

Chile vence Espanha no Maracanã, se classifica e elimina a atual campeã mundial


Com vitória de 2 a 0 na tarde desta quarta-feira, no Rio de Janeiro, o Chile se garantiu junto com a Holanda nas oitavas de final da Copa do Mundo, dinamitou a Espanha e tremeu as bases de uma filosofia de futebol. Mandou o melhor time do planeta dos últimos anos de volta para casa e deu ares de capítulo final ao estilo (encantador para tantos, chato para outros) da Fúria  - o chamado tik-taka, alicerçado em muita posse de bola, em toques curtos e rápidos, em movimentação constante, em trocas de posições.

Com os gols de Vargas e Aránguiz, ainda na etapa inicial, ruiu o tik-taka, ruiu a Espanha, ruíram heróis históricos, como Casillas e Xavi (que nem titular foi). Ruiu Diego Costa, o brasileiro que escolheu defender outra pátria e tentou, em vão, deixar a equipe mais goleadora. É prematuro (até injusto) dizer que a Espanha acabou, que agora ela retoma sua rotina de coadjuvante. Ela deixou um legado e segue com jogadores muito bons. Mas entre a goleada de 5 a 1 para a Holanda na Fonte Nova e a derrota de 2 a 0 para o Chile no Maracanã, algo parece mudar na ordem mundial da bola.

O Chile, heroico, histórico, ganhou no campo e nas arquibancadas. Teve o Maracanã todo para si – como se estivesse em Santiago. Milhares de chilenos emocionaram-se ao repetir o gesto dos brasileiros e cantar a segunda parte do hino nacional à capela. Gritaram o tempo todo. Apoiaram sem parar. Agora, buscam um sonho maior, um inédito título mundial. Para isso, tentam passar em primeiro na chave. Decidirão a ponta segunda-feira, contra a Holanda, em São Paulo - um deles, caso o Brasil avance, será o adversário do time verde-amarelo nas oitavas. No mesmo dia, a Espanha, mergulhada em melancolia, enfrentará a Austrália em Curitiba.

Fonte: globoesporte.com

FICHA TÉCNICA

18/6/2014 - 16:00 - Maracanã (Rio de Janeiro)

ESPANHA - 1-Casillas; 22-Azpilicueta, 4-Javi Martínez, 15-Sergio Ramos, 18-Jordi Alba; 16-Busquets, 14-Xabi Alonso; 21-David Silva, 6-Iniesta, 11-Pedro; 19-Diego Costa. Técnico: Vicente Del Bosque.

CHILE - 1-Bravo; 4-Isla, 17-Medel, 5-Silva, 18-Jara, 2-Mena; 20-Aránguiz, 21-Marcelo Díaz, 8-Vidal; 7-Alexis Sánchez, 11-Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli.

1º TEMPO
20' - GOL DO CHILE! Vargas [0x1]
43' - GOL DO CHILE! Aránguiz [0x2]
2º TEMPO
1' - Substituição na Espanha (saiu Xabi Alonso, entrou Koke)
19' - Substituição na Espanha (saiu Diego Costa, entrou Torres)
19' - Substituição no Chile (saiu Aránguiz, entrou Gutierrez)
31' - Substituição na Espanha (saiu Pedro, entrou Cazorla)
40' - Substituição no Chile (saiu Vargas, entrou Valdívia)
43' - Substituição no Chile (saiu Vidal, entrou Carmona)

Holanda sofre, mas vence Austrália no Beira-Rio e está nas oitavas


Para quem goleou a atual campeã mundial Espanha por 5 a 1 na estreia, foi um sofrimento muito maior que o esperado contra a Austrália, nesta quarta-feira, no Beira-Rio. Em um jogo de igual para igual, os Socceroos foram para cima e quase frearam o embalo da poderosa Holanda. Mas a Laranja Mecânica se reencontrou no fim, e Robben, Van Persie e Memphis Depay quebraram um tabu de nunca terem derrotado o rival - foi o quarto confronto entre eles, o primeiro em Copas do Mundo. Cahill, com um golaço, e Jedinak, de pênalti, puseram os gols australianos no marcador, que acabou em 3 a 2 para os holandeses.

Fonte: globoesporte.com

FICHA TÉCNICA

18/6/2014 - 13:00 - Beira-Rio (Porto Alegre)

AUSTRÁLIA - 1-Ryan; 19-McGowan, 22-Wilkinson, 6-Spiranovic, 3-Davidson; 15-Jedinak, 17-McKay; 7-Leckie, 23-Bresciano, 11-Oar; 4-Tim Cahill. Técnico: Ange Postecoglou.

HOLANDA - 1-Cillessen; 3-De Vrij, 2-Vlaar, 4-Martins Indi; 7-Janmaat, 6-De Jong, 8-De Guzman, 5-Blind; 10-Sneijder; 9-van Persie, 11-Robben. Técnico: Louis van Gaal.

1º TEMPO
20' - GOL DA HOLANDA! Robben [0x1]
21' - GOL DA AUSTRÁLIA! Cahill [1x1]
48' - Substituição na Holanda (saiu Martins Indi, entrou Depay)
2º TEMPO
6' - Substituição na Austrália (saiu Bresciano, entrou Bozanic)
9' - GOL DA AUSTRÁLIA! Jedinak de pênalti [2x1]
13' - GOL DA HOLANDA! van Persie [2x2]
23' - GOL DA HOLANDA! Depay [2x3]
24' - Substituição na Austrália (saiu Cahill, entrou Halloran)
32' - Substituição na Austrália (saiu Oar, entrou Taggart)
33' - Substituição na Holanda (saiu De Guzman, entrou Wijnaldum)
42' - Substituição na Holanda (saiu van Persie, entrou Lens)

Sem Eto'o, Camarões é eliminado tomando 4x0 da Croácia em Manaus


O bom jogo que a Croácia fez contra o Brasil não foi por acaso, e a seleção europeia mostrou que está muito viva na Copa do Mundo. Com futebol seguro e um ataque competente, derrotou Camarões por 4 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena Amazônia, em Manaus, e chegou a três pontos no Grupo A. Os africanos, que não puderam contar com a estrela da companhia, o lesionado Samuel Eto'o, e ainda tiveram Song expulso infantilmente no fim do primeiro tempo, seguem zerados e estão eliminados, uma vez que Brasil e México têm quatro pontos e só falta uma rodada para o término da primeira fase. Os gols foram marcados por Olic, Perisic e Mandzukic, duas vezes.

A Croácia só depende de si para se classificar e vai decidir uma das vagas às oitavas contra o México na próxima segunda-feira, às 17 horas (de Brasília), na Arena Pernambuco, em Recife. Já o duelo entre Brasil e Camarões, no mesmo dia e horário, mas no Mané Garrincha, em Brasília, só servirá para as pretensões do time de Felipão. Existe a possibilidade de Croácia e México se classificarem juntos, mas para isso os dois teriam de empatar e torcer para que a seleção brasileira fosse derrotada.

Fonte: globoesporte.com

FICHA TÉCNICA

18/6/2014 - 19:00 - Arena da Amazônia (Manaus)

CAMARÕES - 16-Itandje; 17-M'Bia, 3-N'Koulou, 14-Chedjou, 2-Assou-Ekotto; 6-Alex Song, 21-Matip, 18-Enoh; 8-Moukandjo, 10-Aboubakar, 13-Choupo-Moting. Técnico: Volker Finke

CROÁCIA - 1-Pletikosa; 11-Srna, 5-Corluka, 6-Lovren, 3-Pranjic; 10-Modric, 7-Rakitic; 4-Perisic, 19-Sammir, 18-Olic; 17-Mandzukic. Técnico: Niko Kovac.

1º TEMPO
11' - GOL DA CROÁCIA! Olic [0x1]
40' - Cartão vermelho para Camarões! Song expulso
2º TEMPO
1' - Substituição em Camarões (saiu Chedjou, entrou Nounkeu)
3' - GOL DA CROÁCIA! Perisic [0x2]
16' - GOL DA CROÁCIA! Mandzukic [0x3]
24' - Substituição na Croácia (saiu Olic, entrou Eduardo da Silva)
25' - Substituição em Camarões (saiu Aboubakar, entrou Webo)
27' - Substituição na Croácia (saiu Sammir, entrou Kovacic)
28' - GOL DA CROÁCIA! Mandzukic [0x4]
30' - Substituição em Camarões (saiu Choupo-Moting, entrou Salli)
33' - Substituição na Croácia (saiu Perisic, entrou Rebic)

Nenhum comentário: