sexta-feira, 21 de maio de 2010

É amanhã!

O estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, receberá neste sábado, às 15:45, a final da UEFA Champions League 2009-2010. De um lado o alemão Bayern de Munique, quatro vezes campeão da competição, comandado pelo holandês Louis van Gaal. Do outro, a italiana Inter de Milão do português José Mourinho, bicampeã a 45 anos atrás, que busca quebrar o jejum amanhã.

Campeões dos seus respectivos campeonatos e copas, Bayern e Inter buscam uma tríplice coroa inédita. O confronto deste sábado também vale uma vaga para o país vencedor na UCL 2011-2012. Atualmente, a Itália tem quatro vagas, mas se a Inter não vencer amanhã, a Alemanha ultrapassará a Itália no coeficiente da UEFA e roubará uma destas quatro vagas.

van Gaal, quando era técnico do Barcelona, ao lado do então auxiliar Mourinho.

Até chegar a esta decisão, os dois times deixaram bons times para trás. Na primeira fase, o Bayern se classificou apenas na última rodada ao golear a Juventus na Itália. A Inter também teve que esperar a última rodada para se classificar num grupo que tinha o Barcelona. Nas oitavas, o Bayern eliminou mais um time italiano, desta vez a Fiorentina, com Robben fazendo o gol da classificação em Florença. Já a Inter eliminou o campeão inglês Chelsea, com Eto'o garantindo a vaga em Londres.

Nas quartas de final, a Inter não teve problemas para eliminar o CSKA Moscou. Já o Bayern se vingou do Manchester United pela final de 1999 e eliminou o time inglês após dois jogaços, contando mais uma vez com o poder de decisão de Arjen Robben. Nestes confrontos, também começou a aparecer a estrela do croata Ivica Olic.

Chegou as semifinais. O Bayern tinha pela frente o Lyon. Venceu em Munique com mais um gol de Robben e goleou na França. Já a Inter enfrentou o temido Barcelona. Com uma vitória de virada em Milão, a Inter podia até perder por um gol de diferença na Espanha. A estratégia de Mourinho funcionou e mesmo com a derrota pelo placar mínimo, a Inter fazia história e voltava a disputar uma decisão da Champions.

Para a decisão deste sábado, as duas equipes terão desfalques. Pelo Bayern, Frank Ribéry, que nem fez uma grande Champions, mas é craque. Já pela Inter, Thiago Motta não joga. Não é nenhum craque, mas foi importantíssimo nos confrontos contra o Barcelona.

A Inter tem uma defesa espetacular e um ataque eficiente. Por outro lado, a defesa do Bayern não é confiável, mas o ataque até aqui tem dado conta do recado. A Inter no papel tem um time melhor, mas o Barcelona também tinha. Portanto, é um duelo sem favoritos.

Eu, como torcedor do Bayern, espero uma vitória do time alemão. Palpite? 1 a 0.

E que tenhamos uma grande final para esta competição que só perde para a Copa do Mundo!

- FICHA TÉCNICA

Data:
22/05/2010 (sábado).
Horário: 15:45.
Local: Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid (Espanha).
Transmissão: Globo, Band, ESPN, GloboEsporte.com.

Árbitro: Howard Webb (ING).
Assistentes: Michael Mullarkey (ING) e Darren Cann (ING).

BAYERN DE MUNIQUE:
Butt; Lahm, Van Buyten, Demichelis, Badstuber; Robben, Van Bommel, Schweinsteiger, Altintop; Olic, Müller.
Técnico: Louis van Gaal.

INTER DE MILÃO:
Júlio César; Maicon, Lucio, Samuel, Chivu; Zanetti, Cambiasso; Eto'o, Sneijder, Pandev; Milito.
Técnico: José Mourinho.

Nenhum comentário: