quinta-feira, 17 de junho de 2010

Suíça surpreende e derrota a Espanha

Gelson Fernandes marcou o gol suíço.

A primeira zebra da Copa do Mundo saiu no último jogo da primeira rodada. Em Durban, no estádio Moses Mabhida, a Suíça derrotou a favorita Espanha por 1 a 0, gol de Gelson Fernandes, na raça, aos seis minutos do segundo tempo. Os suíços agora somam oito horas sem sofrer gols em Copas. A vitória foi a primeira da Suíça em cima da Espanha na história.

A Espanha jogou bem, dominou completamente o jogo, mas assim como na Copa das Confederações do ano passado contra os Estados Unidos, não conseguiu fazer o gol e perdeu no contra-ataque do adversário. A única coisa que os espanhois conseguiram foi uma bola no travessão num chute de Xabi Alonso. Os suíços poderiam ter ampliado, mas Derdiyok também carimbou a trave.

Mesmo com o tropeço, a talentosa Espanha segue entre as favoritas ao título, mas terá que atacar mais se quiser tirar a fama de "amarelona" em Copas. Enfrentará agora Honduras e deve vencer. A decisão da vaga nas oitavas deve ficar para a última rodada, quando a Fúria encara o Chile. É sempre bom lembrar que se o Brasil confirmar a classificação, enfrentará Espanha, Suíça ou Chile.

Já a Suíça do ótimo técnico alemão Ottmar Hitzfeld deu mais uma aula de como se defender. O resultado coloca a equipe muito perto das oitavas de final novamente, lembrando que na última Copa, os suíços foram eliminados sem tomar gols, perdendo para a Ucrânia nos pênaltis.

Espanha: Casillas, Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevilla; Busquets (Fernando Torres), Xabi Alonso, Xavi e Iniesta (Pedro); David Silva (Navas) e David Villa.

Suíça: Benaglio, Lichtsteiner, Grichting, Senderos (Von Bergen) e Ziegler; Inler, Huggel, Gelson Fernandes e Barnetta (Eggimann); Nkufo e Derdiyok (Yakin).



Chile estreia com vitória

Jogadores chilenos comemoram gol da vitória sobre Honduras
Chilenos comemoram o gol de Beausejour.

Após oito anos, o Chile voltou a disputar uma Copa do Mundo e na estreia, venceu Honduras por 1 a 0, em Nelspruit, no Mbombela Stadium. O único gol da partida foi marcado por Beausejour, aos 34 minutos do primeiro tempo. O Chile poderia ter goleado, mas desperdiçou várias chances, mostrando que o machucado Humberto Suazo faz muita falta ao ataque. Em uma delas, aos 24 do segundo tempo, Valladares fez uma defesa espetacular na cabeça a queima roupa do zagueiro Ponce.

Os chilenos não venciam um jogo de Copa desde 1962, quando foram os anfitriões. A vitória desta terça deixa a equipe a uma vitória da classificação, mas pela frente, o Chile terá a surpreendente Suíça e a favorita Espanha. Os comandados de Marcelo "El Loco" Bielsa podem sonhar com uma vaga e o jogo contra os suíços será a decisão. Para esta partida, Suazo deverá estar de volta.

Já Honduras deve apenas cumprir tabela, chegar ao Mundial já foi um grande feito para a seleção da América Central.

Honduras: Valladares, Sergio Mendoza, Bernárdez, Figueroa e Izaguirre; Turcios, Wilson Palacios, Guevara (Thomas) e Edgar Álvarez; Ramón Nuñez (Walter Martínez) e Pavón (Welcome).

Chile: Bravo, Medel, Ponce, Jara e Vidal (Contreras); Carmona, Millar (Jara), Matíaz Fernández e Beausejour; Valdívia (Mark González) e Alexis Sánchez.

Os jogos da segunda rodada do Grupo H serão:

21/06 (segunda-feira) - 11h00 - Chile x Suíça
21/06 (segunda-feira) - 15h30 - Espanha x Honduras



Uruguai goleia África do Sul e praticamente elimina os anfitriões

forlan gol áfrica uruguai
Forlán (10) foi o destaque.

A segunda rodada da Copa começou com um bom jogo no Loftus Versfeld, em Pretória. A África do Sul, comandada por Carlos Alberto Parreira, foi apática e facilmente vencida pelo Uruguai por 3 a 0. Forlán foi o nome do jogo com dois gols. No primeiro, aos 24 minutos, ele chutou de fora da área, a bola desviou em Mokoena e encobriu o goleiro Khune. O segundo foi de pênalti aos 35 da segunda etapa. Quem cometeu a penalidade foi o goleiro Khune, que acabou sendo expulso. Quando boa parte da torcida sul-africana já havia saído do estádio, o Uruguai fez o terceiro aos 50 minutos, Forlán virou especularmente para Suarez, que tocou para Alvaro Pereira completar de cabeça pro fundo do gol. Falando em Suarez, o atacante do Ajax se recuperou da péssima estreia e fez uma grande partida também.

Agora com quatro pontos, o Uruguai (ou Forlán FC?) está bem perto de voltar as oitavas de final após 20 anos. Na última rodada, nossos vizinhos do sul encaram o México e com uma vitória, devem garantir a primeira colocação, evitando um provável confronto com a Argentina.

Já o limitado time da África do Sul está praticamente fora, precisa torcer por um empate entre México e França e ainda derrotar os franceses na última rodada para ter chances. A África do Sul está de parabéns pela estrutura que montou, mas quanto ao time, faltou experiência em Copas do Mundo.

África do Sul: Khune; Gaxa, Mokoena, Khumalo e Masilela; Dikgacoi, Letsholonyane (Moriri), Tshabalala e Modise; Pienaar (Josephs) e Mphela.

Uruguai: Muslera; Victorino, Lugano e Fucile (A. Fernandez); Maxi Pereira, Diego Pérez (Gargano), Arévalo e Álvaro Pereira; Suarez, Cavani (S. Fernandez) e Forlán.

Nenhum comentário: