quarta-feira, 23 de junho de 2010

Alemanha e Inglaterra fazem clássico já nas oitavas

Definidas mais duas oitavas de final da Copa do Mundo, Alemanha x Inglaterra e Estados Unidos x Gana. Quem vencer o grande duelo entre alemães e ingleses enfrentará Argentina ou México. Já do outro lado da chave, quem passar entre norte-americanos e ganeses terá pela frente Uruguai ou Coréia do Sul.

Inglaterra vence, mas termina em segundo

Defoe comemora gol da Inglaterra sobre a Eslovênia
Titular pela primeira vez na Copa, Defoe marcou o gol da vitória.

Com um gol de Defoe, aos 22 minutos, a Inglaterra venceu a Eslovênia por 1 a 0, em Porto Elizabeth, e garantiu a sua vaga nas oitavas de final. Rooney ainda meteu uma bola na trave na segunda etapa. Os eslovenos também estavam se classificando, mas com o gol dos Estados Unidos no final, ficaram pelo caminho (escrevo mais sobre isso abaixo).

Gostei bastante da atuação do Defoe, muito superior ao fraquíssimo Heskey. No entanto, o English Team segue sem jogar bem, nesta quarta até deu uma melhorada, mas ainda está abaixo do esperado. Pela frente, os ingleses terão a Alemanha e para passar, precisarão melhorar muita coisa, principalmente na criação de jogadas.

Eslovênia: Handanovic, Brecko, Cesar, Suler e Jokic; Kirm (Matavz), Koren, Radosavjevic e Birsa; Ljubijankic (Dedic) e Novakovic.

Inglaterra: James, Johnson, Upson, Terry e Ashley Cole; Barry, Milner, Lampard e Gerrard; Rooney (Joe Cole) e Defoe (Heskey).

Estados Unidos garante vaga nos acréscimos

Jogadores estadunidenses se amontoam para comemorar classificação heróica
Muita festa dos americanos após o gol salvador de Donovan.

A outra vaga do Grupo C ficou com os Estados Unidos, que venceram a Argélia por 1 a 0, em Pretória, com um gol salvador de Donovan, aos 45 minutos do segundo tempo, em um contra-ataque mortal. A Argélia até meteu uma bola na trave no início, mas saiu da Copa sem nenhum gol marcado.

Mesmo perdendo vários gols, os americanos mereciam a classificação, jogaram melhor que os eslovenos, argelinos e até mesmo que os ingleses. No fim, os ianques garantiram o primeiro lugar da chave e terão pela frente Gana. Se avançarem (são favoritos no duelo com os africanos), pegarão Uruguai ou Coréia do Sul nas quartas. O que eu acho? Os Estados Unidos tem reais chances de chegar a uma semifinal. Quem diria, quem diria!

Estados Unidos: Howard, Cherundolo, Demerit, Bocanegra e Bornstein (Beasley); Bradley, Edu (Buddle), Dempsey e Donovan; Altidore e Gomez (Feilhaber).

Argélia: M'bolhi, Bougherra, Halliche e Yahia; Yebda, Lacen, Kadir e Belhadj; Matmour (Saifi), Ziani (Guedioura) e Djebbour (Ghezzal).

Alemanha vence Gana e termina na liderança

Özil comemora golaço a favor da Alemanha
Özil fez um golaço e definiu a vitória.

No Soccer City, a Alemanha venceu Gana por 1 a 0 num jogo bem movimentado. No fim, o resultado garantiu ambos nas oitavas de final, com os alemães em primeiro e os ganeses como única seleção africana a avançar, repetindo o feito de 2006. O único gol da partida foi marcado por Özil, aos 14 minutos da etapa final, num belíssimo chute de fora da área.

Agora a Alemanha, que terminou a primeira fase com seis pontos, terá pela frente a Inglaterra. Até agora, os germânicos jogaram melhor do que os ingleses, mas será um duelo de duas grandes seleções e tudo pode acontecer.

Já esse time de Gana se classificou na incompetência dos adversários. Marcou apenas dois gols até aqui, ambos de pênalti. Será uma zebra se passarem dos Estados Unidos.

Gana: Kingson, Panstsil, Jonathan Mensah, John Mensah e Sarpei; Annan, Asamoah, Kevin-Prince Boateng, Ayew (Adiyiah) e Tagoe (Muntari); Gyan (Amoah).

Alemanha: Neuer, Boateng (Jansen), Friedrich, Metersacker e Lahm; Khedira, Schweinsteiger (Kroos), Müller (Trochowski), Özil e Podolski; Cacau.

Sérvia perde da Austrália e está eliminada

Austrália derrota a Sérvia, mas seleções estão fora da Copa
Craque do time, Cahill deixou o dele.

No outro jogo do Grupo D, em Nelspruit, Austrália e Sérvia fizeram um bom jogo, mas no fim, o placar de 2 a 1 para os australianos eliminou os dois times da competição. Após perder várias oportunidades na primeira etapa, os sérvios foram castigados aos 24 minutos da etapa final, quando Cahill cabeceou para o fundo das redes. Logo depois, aos 28, Holman ampliou chutando de fora da área. Naquela altura, a Austrália precisava de mais dois gols para avançar. No entanto, aos 39, após chute de Tosic, o goleiro Schwarzer (que fez boas defesas) soltou a bola nos pés de Pantelic, que apagou as chances australianas e acendeu as chances sérvias. Precisando do empate para avançar, a Sérvia não conseguiu o gol da classificação e ficou pelo caminho. Festa de Gana.

Uma seleção com bons jogadores, que conseguiu derrotar a Alemanha, mas que pipocou na hora decisiva, essa é a Sérvia, país herdeiro da ex-Ioguslávia, que também sempre revelou bons talentos, mas que nunca conseguiu nada. O que acontece com esse time?

Já a Austrália, se não tivesse tomado aquela goleada da Alemanha na estreia, poderia agora estar comemorando a classificação. Pelo menos saíram de cabeça erguida.

Austrália: Schwarzer, Wilkshire (Garcia), Neill, Beauchamp e Carney; Culina, Valeri (Holman), Emerton, Cahill e Bresciano (Chipperfield); Kennedy.

Sérvia: Stojkovic, Ivanovic, Lukovic, Vidic e Obradovic; Kuzmanovic (Lazovic), Ninkovic, Stankovic, Krasic (Tosic) e Jovanovic; Zigic (Pantelic).

Duelos históricos entre Alemanha e Inglaterra

Domingo, 11h, em Bloemfontein, teremos mais um Alemanha x Inglaterra. Quatro jogos se destacam no histórico de partidas entre essas duas grandes seleções. Na Copa de 66, a Inglaterra conseguiu o seu único título mundial em cima dos alemães, ao vencer por 4 a 2, em Wembley. O duelo também ficou marcado por um erro da arbitragem a favor dos ingleses que mudou o rumo da partida: no terceiro gol da Inglaterra, a bola não passou a linha, mas o árbitro validou o gol.

No entanto, a vingança viria quatro anos depois, na Copa de 70 no México. Nas quartas de finais, a Alemanha venceu a Inglaterra por 3 a 2. Na Copa de 90, na Itália, a Alemanha derrotou os ingleses nas semifinais, após disputa de pênaltis. Na final, os alemães se sagraram tricampeões mundiais ao baterem a Argentina.

Na Eurocopa de 96, em pleno território inglês, a Alemanha novamente derrotou a Inglaterra em uma semifinal e novamente nos pênaltis. Mais tarde, os germânicos também conseguiram mais um tricampeonato, desta vez o continental, ao derrotar a República Tcheca.

E agora, quem levará a melhor? Torcerei para a Alemanha, terra dos meus antepassados.

Nenhum comentário: